sábado, 17 de setembro de 2011

Instalando Windows 8 em uma máquina virtual


Logo depois da revelação oficial do Windows 8, ocorrida nesta terça-feira (13) na conferência BUILD, a mesma pergunta passou pela cabeça de todos que acompanharam o evento: “quando e como vou poder experimentá-lo?”. A primeira parte da pergunta foi respondida rapidamente: a partir da meia-noite, a mesma versão para desenvolvedores utilizada na apresentação podia ser baixada por qualquer usuário em um link fornecido pela empresa.
A outra questão é um pouco mais difícil de ser respondida. Se você não tem um PC sobrando ou acha que realizar a partição do HD é algo complicado, o jeito mais fácil e rápido para qualquer usuário é utilizar uma máquina virtual.
O problema é que, no caso desse Windows 8, algumas configurações bastante específicas precisam ser feitas. O Tecmundo preparou um passo a passo que ensina a você como instalar e abrir o sistema operacional em seu computador e começar desde já a acompanhar as novidades da nova versão.
Peraí, mas o que é isso?
A máquina virtual é um ambiente alternativo ao sistema operacional presente em seu computador, utilizada na maioria das vezes para testes ou como medida de segurança, já que o que acontece lá não influencia seus documentos originais.
Com a máquina virtual, você pode ter mais de um sistema operacional no PC.
Desse modo, ao emular o Windows 8 em um PC com Windows 7, por exemplo, nenhuma alteração é feita em seu computador – apenas a memória sofre uma leve sobrecarga, já que ela destina espaço para abrigar o novo sistema operacional.
No caso da Virtual Box, que é o criador de máquinas virtuais utilizado neste artigo, o novo sistema operacional é aberto em uma nova janela, como se fosse um programa comum.
Pré-requisitos
A primeira tarefa é baixar os dois componentes necessários para a emulação do sistema operacional: a versão para desenvolvedor do Windows 8 (que é pesada e leva bastante tempo para ser transferida) e o Virtual Box 4.1.2.73507, o aplicativo que torna a criação da máquina virtual possível.
Além disso, certifique-se de que seu processador possui a tecnologia de virtualização (virtualization technology, no original), o mecanismo que permite a criação de uma máquina virtual. Caso você não tenha essa certeza, normalmente, essa informação está presente no site do fabricante ou no manual do produto.
Criando a máquina virtual
1) Abra o Virtual Box normalmente. Durante a instalação, alguns popups da Oracle surgem na tela com novos itens a serem adicionados. Eles são complementos que possibilitam a criação da máquina virtual, além de adaptadores de rede e USB, portanto aceite todos e siga com o processo normalmente.

2) Após a instalação, abra o Virtual Box e clique em “Novo” para iniciar a criação de uma nova máquina virtual. Vá em “Next” para iniciar a configuração.
3) Na nova janela, você deve selecionar o nome da máquina virtual e o sistema operacional que ela deve emular. Aqui começam as gambiarras para fazer com que o Windows 8 funcione normalmente.
Batize-a normalmente como Windows 8, mas selecione “Microsoft Windows” e “Windows 7” na opção “Tipo de SO”. Clique em “Next” e avance para o próximo passo.

4) O próximo passo é selecionar o quanto de sua memória RAM será destinada ao sistema operacional emulado. Para não sobrecarregar o computador, recomendamos que apenas metade seja selecionada. Posicione a seta exatamente no meio e clique em “Next” para avançar.

5) Na próxima janela, certifique-se de que as opções “Arrancar disco rígido” e “Criar novo disco rígido” estejam selecionadas. Na janela seguinte, marque a opção “VDI (Virtual Disk Image”) e vá em “Next”.
Na próxima, clique em “Fixado” e avance novamente. Essas marcações significam que apenas uma imagem do sistema operacional será aberta em seu computador, mas um espaço “real” e fixo será utilizado para rodá-lo.
6) Na janela seguinte, coloque novamente “Windows 8” na caixa de texto. Na opção de baixo, que corresponde ao tamanho da máquina virtual, você pode deixar os 20 GB sugeridos pelo programa ou aumentar um pouco o valor, mas sem cometer exageros.
7) Na próxima janela, as informações relativas à máquina virtual aparecem para conferência.

Se tudo estiver correto, clique em “Create” e aguarde o processo, que pode demorar de 5 a 30 minutos, dependendo de quanto espaço do disco rígido você selecionou nos passos anteriores.
Configurando a máquina virtual
1) Quando a tarefa terminar, vá em “Create” novamente para ser direcionado à página da máquina virtual, que contém todas as informações necessárias sobre o novo sistema.
2) Selecione o Windows 8, clique em “Definições” e vá em “Sistema”. Na aba inicial, selecione a opção “Ativar IO APIC” e desmarque “Enable absolute pointing device”, caso ela esteja selecionada.

3) Agora mude para a aba “Processor” e marque a opção “Ativar PAE/NX”. Em “Acceleration”, marque as duas caixas presentes na janela (“Ativar VT-x/AMD-v” e “Ativar Nested Paging”).
4) No menu lateral, clique em “Armazenamento”. Vá em “Controlador IDE” e selecione a opção “Vazio”. Em “Atributos”, clique no ícone em formato de disco e vá em “Escolher um ficheiro de CD/DVD virtual”. Agora você deve procurar a versão do Windows 8 que você baixou e selecioná-la.

5) Com tudo configurado, vá em “Ok” para retornar à janela inicial da máquina virtual recém-criada. Clique em “Iniciar” para rodá-la de vez. Na janela de instalação, selecione itens como o idioma, o formato de disposição das horas e o tipo de teclado (recomendamos deixar todos os itens em “United States”). Ao final do processo, o Windows 8 já estará rodando em seu computador, pronto para ser testado.
Se você fez tudo certo, a próxima janela é a da Metro UI. (Fonte da imagem: AddictiveTips)
Nas próximas vezes em que você for emular a máquina virtual, basta abrir o Virtual Box, clicar direto na opção do Windows 8, ir em "Iniciar" e aproveitar as novidades do novo sistema operacional da Microsoft.
...
Pronto! Agora você pode aproveitar a qualquer hora todas as novidades contidas na versão para desenvolvedores do Windows 8. Conseguiu realizar o passo a passo? O que achou do novo sistema operacional? Deixe seu comentário e até a próxima!

Créditos: www.tecmundo.com.br & www.baixaki.com.br

Iso Windows

Olá pessoal hoje trago á todos as ISO = Image System Operacional = Imagem do sistema operacional, Para que serve ? serve para formatar seu computador ou reparar erros,abaixos estão downloads de todas versões incluindo windows 8 (ElE É EM INGLÊS).
Windows 98: Clique para fazer download
Windows XP : Clique para fazer Download
Windows Vista : Clique para fazer download
Windows 7 : Clique para fazer download
Windows 8 : Clique para fazer download

Atenção: se estiver faltando alguma versão avise-nos nos comentários.

Tutoriais

Novos Tutoriais!
Olá caro visitantes do blog caiotutoriais, vós está querendo um tutorial ? peça seu tutorial nos comentários ou pelo nosso email que é : Caiobarros1@hotmail.com , pela grande demanda de visitantes nos estaremos postando seu tutorial em um prazo de 24 horas ou menos, cause se tutorial não seja postado vós poderar mandar um comentário ou email dizendo que não foi postado o tutorial pedido.

Obrigado pela visita ao blog,e volte sempre que puder.

Equipe Caiotutoriais

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Criando Pasta com senha e escondendo arquivos dentro de uma foto

Olá pessoal aprenda hoje Criando Pasta com senha e escondendo arquivos dentro de uma foto.
Vídeo:

Como descobrir senhas que estão armazenadas

Olá pessoal aprenda hoje  como descobrir senhas que estão armazenadas. 
Vídeo:

4 passos para aumentar o desempenho em seu PC

Olá aprenda hoje como almentar desempenho do seu Pc.
Vídeo:

Colocando um "nome" ao lado do relógio

Olá aprenda hoje como colocar o nome ao lado do relógio.
Vídeo:

Acesso internet no brasil Cresce

Reuters. Por Vivian Pereira - O número de pessoas com acesso à Internet no Brasil cresceu 5,5 por cento no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 77,8 milhões de habitante, segundo dados do Ibope Nielsen Online. Na comparação com o segundo trimestre de 2009, o salto foi quase quatro vezes maior, de 20 por cento.

Em agosto apenas, foram contabilizados 45,4 milhões de internautas ativos no trabalho ou em domicílios, aumento de 9,2 por cento ano a ano. O tempo de acesso à Internet também cresceu no mês passado, em 6,4 por cento sobre julho, para 69 horas por pessoa.

De acordo com o Ibope, o maior volume de acessos foi proveniente de domicílios, com alta de 14,4 por cento em agosto sobre um ano antes, somando 37 milhões de usuários. Os sites de Educação e Carreiras responderam pelo maior número de acessos únicos no mês passado, avançando 9,1 por cento (25,8 milhões de usuários) ante julho, seguido por aqueles de Ocasiões Especiais, com expansão de 8,3 por cento.

A categoria de Comunidades, que engloba os sites de redes sociais, alcançou 39,3 milhões de usuários em agosto, o que equivale a 87 por cento dos internautas ativos.

No último mês, o Facebook somou 30,9 milhões de usuários únicos, superando o Orkut, com 29 milhões. Já o Twitter marcou 14,2 milhões de internautas.

O crescimento do Facebook no país motivou a empresa iniciar uma operação local no Brasil este ano. A empresa contratou o ex-vice presidente para a América Latina do Google Alexandre Hohagen para expandir seus negócios na região.

O Ibope apurou ainda que, em agosto, o tempo gasto por usuários brasileiros em redes sociais foi de 7 horas e 14 minutos, em média.

Windows 8


Começou hoje, às 13 horas (no horário de Brasília), a divulgação oficial do sistema operacional mais aguardado do ano.  Desde que foi anunciado, o Windows 8 vem prometendo mudanças drásticas no modo como os usuários utilizam os computadores. E o Tecmundo está atento em todos os detalhes para trazer o melhor do evento para você.
Fique ligado porque a qualquer momento estaremos atualizando esta página com as novas informações sobre o evento. O que podemos esperar do novo sistema da Microsoft? É o que veremos durante as próximas horas. 

Os números do passado 

Como sempre acontece em eventos desse tipo, os executivos da Microsoft começaram o evento mostrando todos os recordes alcançados pelos sistemas anteriores. Foram divulgados os números oficiais das vendas do Windows 7 e também do sucesso alcançado com a versão mais recente do Internet Explorer.
Também foram muito enfatizados os números de outros serviços da Microsoft, como o Windows Live Essentials (que inclui o Live Messenger) e o SkyDrive (serviço online da Microsoft, que permite o acesso de documentos nas nuvens).

Os desafios do futuro

A Microsoft pergunta aos que estão presentes no evento: "Qual o maior desafio para o futuro?".  A resposta é óbvia para quem está ligado no mundo da tecnologia: "Criar novos modos de interação entre máquina e usuário". O touchscreen precisa de muito mais do que apenas toques.
Com o Windows 8, a Microsoft deve apostar muito mais nas nuvens, pois sabe que em todo software está incluído um serviço. O apresentador afirma que cada usuário quer estar consumindo e criando ao mesmo tempo. É a era do compartilhamento.

Fazer um Windows 7 ainda melhor

Se é preciso fazer um novo sistema operacional, é necessário montá-lo compatível com o que já se passou. Por essa razão, todos os aplicativos e componentes de hardware que funcionam atualmente no Windows 7, serão também compatíveis com o Windows 8.
Além disso, o novo sistema também deve permitir mais facilidades aos desenvolvedores, que poderão extrair o máximo dos dispositivos de hardware para criar programas e jogos cada vez mais completos. 
Para mostrar as mudanças da estrutura do sistema, Steven colocou screenshots do Windows 8 e do Windows 7 lado a lado. Com o mesmo computador, rodando os mesmos aplicativos, o novo produto conseguiu rodar os processos  com cerca de 100 MB a menos de memória consumida.

A nova interface

Para apresentar as novidades da interface de usuário, a Microsoft chamou Julie Larsons-Green. Já no início ela mostrou o novo modo de inicialização do usuário. Basta deslizar dois dedos pelo touchpad e digitar a senha para que o Windows 8 seja carregado. O processo é muito rápido, sendo quase instantâneo.
A interface Metro é realmente simples. Ela parece uma versão desktop das pastas de aplicativo do iOS, demandando apenas que os usuários arrastem a tela para enxergar outros aplicativos e pastas, podendo até mesmo reorganizar as páginas com o "arrastar e soltar". Utilizando o "Zoom out", é possível visualizar todas as telas de mosaicos.
Com poucos passos, ela mostra a facilidade em modificar os nomes de usuário, fotografia de exibição e outros detalhes da personalização, como imagem de fundo a ser exibida na janela de desbloqueio de usuário. Até o momento, o Windows 8 tem se mostrado bastante diferente do que todos conhecemos. 
Poucas alterações chegaram às janelas do formato padrão de visualização, mas o gerenciador de tarefas chegou com mudanças excelentes. O Painel de Controle é um dos pontos mais modificados, trazendo uma novidade muito interessante. Agora, os usuários podem realizar reinicializações rápidas, sem afetar os arquivos abertos.
A barra de buscas internas do Windows foi reformulada. Agora, sempre que o usuário digitar alguma palavra para buscar aplicativos ou documentos no computador, poderá contar com filtros para refinar as buscas e facilitar o acesso a determinados arquivos.

Compatibilidade total com touchscreen

Como estão deixando claro há alguns meses, o Windows 8 foi criado para qualquer computador ou tablet. Por isso, é possível perceber que todos os aplicativos, serviços e sistemas internos são compatíveis com os toques na tela. Até mesmo o teclado virtual integrado parece simples, oferecendo teclas grandes para evitar problemas na digitação.
Copiar textos da internet também é fácil, pois o "arrastar e soltar ", mais uma vez, mostra-se muito bem feito. Parece que finalmente a Microsoft conseguiu unir o Windows ao suporte Touchscreen de uma maneira satisfatória (muito superior à presente na edição anterior do sistema).
Durante a apresentação, Steven voltou ao palco para mostrar um tablet rodando o Windows 8. Não foram dadas muitas dicas acerca de qual seria o aparelho utilizado, apenas que o processador utilizado é um ARM (assim como a grande maioria dos tablets). 

Integração web 

Julie mostrou os novos softwares de reprodução multimídia. Um dos fatores surpreendentes é a presença da integração com o Twitter (Twit@rama) que o player de músicas apresenta. Com apenas um comando é possível publicar na o que você está ouvindo na rede social.

Novas plataformas

O Windows 8 surge com uma mescla de várias linguagens, facilitando para desenvolvedores que querem ampliar o leque de possibilidades dos usuários. Será possível construir programas em plataformas como C++, C+ VB, Javascript e até mesmo HTML/CSS.
Com o Microsoft Visual Studio será muito simples escolher o tipo de plataforma que será criada. O software de desenvolvimento já conta com a opção "Grid application", criada especialmente para a programação de widgets anexados à interface Metro.
O mesmo software permite ajustes simples de praticamente todos os traços dos aplicativos. Com apenas algumas linhas de código, programadores conseguem modificar cores, botões e funções. Parece que os códigos estão muito mais limpos do que os das versões anteriores.
Para mostrar essa facilidade, um dos apresentadores criou um software para edição gráfica em cerca de 5 minutos. Nesse tempo ele programou as funções do aplicativo e ainda inseriu a integração com o "Socialite", sistema de compartilhamento de informações em redes sociais.
Um dos pontos mais incríveis apresentados para os desenvolvedores é a facilidade na conversão de linguagem. Pelo próprio Visual Studio é possível criar um programa e rapidamente convertê-lo para que se encaixe em tablets ou smartphones. 

Windows Store

Um dos momentos que todos esperavam chegou com a apresentação da Windows Store. Logo após concluir o aplicativo, o programador da Microsoft mostrou como é simples enviar os softwares criados para a loja de aplicativos do Windows.
Para o alívio de todos, antes de serem divulgados e disponibilizados para o público, os programas precisam passar por uma avaliação da própria Microsoft. Isso deve prevenir a presença de arquivos infectados.
Acessar a Windows Store também será muito fácil. Com um atalho na interface Metro, os usuários só precisam de um clique para encontrar aplicativos dos mais diversos tipos. Assim como a Android Market e Apple AppStore, o sistema da Microsoft também conta com divisões por gêneros e preços.
A interface criada para a Windows Store é bastante limpa. Com screenshots, descrição e análise de usuários, os consumidores podem ter rápidas impressões dos softwares para saberem se vale realmente a pena pagar por algum programa.
Impressionando, a Microsoft anunciou que não terá lucros com aplicativos de terceiros vendidos por meio da Windows Store. Ao contrário do que acontece na Apple App Store, que ganha 30% em cima de todas as vendas, somente os desenvolvedores vão ganhar dinheiro com a venda de softwares.

Para todo tipo de computador

Michael Angiulo entrou em cena para mostrar que o Windows pode ser utilizado por qualquer computador, independente de qual a arquitetura utilizada pelos processadores. Um notebook mais antigo (vendido originalmente com Windows 7) foi ligado rapidamente, em apenas 8 segundos. Outro mais potente conseguiu realizar o boot em apenas 2 segundos.
Processadores x86, x64 ou ARM são totalmente capazes de executar o Windows 8. E é exatamente por isso que ele pode ser instalado em notebooks, desktops e tablets. Pode também ser executado a partir de pendrives, tornando-se ainda mais portátil.
Os conceitos de Ultrabooks da Intel também estavam presentes. Ultrafinos com armazenamento SSD podem transformar o boot veloz do Windows 8 em um processo ainda mais rápido. Ao mostrar os ultrabooks, a Microsoft mostrou também que o Windows 8 terá suporte nativo a conexões 3G.
Para finalizar a apresentação, Steven Sinofsky mostrou que o novo sistema operacional também é indicado para quem utiliza os computadores para trabalhar. Para isso, utilizou um computador mais potente, com dois grandes monitores e muitos aplicativos em execução, exibindo também o poder do multitarefas do Windows 8.

USB 3.0 é uma realidade

Isso já era esperado por todos, mas a confirmação é a animadora. Como mostrado há algumas semanas, o Windows 8 trará compatibilidade nativa com a tecnologia USB 3.0. Isso garante a transmissão e transferência de dados com muito mais velocidade.
Durante a apresentação, um arquivo de 1 GB foi transferido simultaneamente entre portas USB 2.0  e USB 3.0. O padrão mais recente conseguiu quase 10 vezes mais velocidade do que o outro.

Resoluções e Near Field Communication

O Windows 8 garante que monitores de qualquer resolução possam ser utilizados. Dependendo do tamanho da tela, o sistema operacional é alterado automaticamente para se adaptar melhor às limitações impostas pela tela.
Se o tablet ou computador for equipado com sensores NFC, rapidamente podem ser feitas análises de produtos e outros aparelhos que contem com a mesma tecnologia. 

Acesso remoto e virtualização

O sistema de acesso remoto a computadores foi remodelado. Com mais dinamismo nas comunicações, as máquinas podem ser controladas com muita facilidade, incluindo a compatibilidade com o touchscreen.
Dependendo das configurações utilizadas, é possível ter acesso a listas de processos e várias outras informações mais avançadas. A virtualização também foi melhorada, permitindo que imagens ISO abertas nos computadores possam ser utilizadas como unidades separadas. 

Internet Explorer 10

Ainda na fase Preview 3, o novo Internet  Explorer foi mostrado com suporte para multitouch e rápida alternação entre modos de visualização. Tanto no Metro Style, quanto na visualização padrão, o sistema de navegação permanece simples e intuitivo.

Suporte a canetas

Com o Windows 8, canetas stylish podem ser utilizadas para desenhos ou mesmo para escrever, pois o sistema identifica rapidamente os caracteres escritos. Isso pode ser utilizado diretamente na tela (pelo touchscreen) ou por mesas digitalizadoras.

Novidades no Windows Live

Os aplicativos do Windows Live Essentials serão totalmente integrados ao Windows 8. Com apenas alguns cliques, os usuários podem cadastrar suas contas para acessar calendários, caixas de entrada de email e documentos no Skydrive. Também é possível integrar contas de Twitter, Facebook e LinkedIn.
Acessando galerias de fotografias, torna-se simples escolher imagens rapidamente para criar grupos de arquivos que serão compartilhados. Para isso, basta acessar a barra lateral do Windows 8, clicar em "Share" e escolher a forma de envio (email ou Facebook, por exemplo).
Com o Skydrive, torna-se ainda mais fácil acessar documentos que estão em outros computadores, sem precisar do acesso remoto. Configurando a conta para isso, os usuários conseguem acessar documentos e sincronizar informações em poucos passos.

Summer of Apps

Para os primeiros aplicativos criados para o novo sistema, a Microsoft recrutou vários universitários ligados à programação para um programa de verão. No período, os jovens aprenderam e trabalharam para montar sistemas e interfaces que serão utilizados no novo Windows.

O que ainda falta para o lançamento oficial?

Por enquanto, apenas a versão para desenvolvedores deve ser liberada. Para os usuários domésticos, ainda falta o lançamento das versões Beta, RC (Release Candidate), RTM (Release to Manufacturing) e GA (General Availability). Apenas quando todas essas fases forem concluídas será possível encontrar o Windows 8 nas lojas (o que deve acontecer apenas no ano que vem).
Download Do Windows 8 Versão Beta: Clique Aqui

sábado, 10 de setembro de 2011

Colocando mac em português

Olá pessoal vou ensinar hoje como colocar seu mac os em português confira vídeo tutorial abaixo.
Vídeo:

Colocando Teclado ABNT2 Em um Mac Os X

Olá trago hoje à vocês teclado ABNT2 Para Mac Os X e o tutorial.
Downloads:Clique Aqui
Vídeo:

Atalhos rápidos Mac Os X


Resumo

Conheça os atalhos de teclado comuns do Mac OS X. Um atalho de teclado é um modo de executar uma função no Mac OS X premindo uma combinação de teclas no teclado.


Produtos afectados

Mac OS X 10.0, Mac OS X 10.3, Mac OS X 10.2, Mac OS X 10.1, Mac OS X 10.4, Mac OS X 10.6, Mac OS X 10.5, OS X Lion

Para utilizar um atalho de teclado ou uma combinação de teclas, é necessário premir uma tecla modificadora com uma tecla de carácter. Por exemplo, para copiar eventuais conteúdos seleccionados (texto, gráficos, etc.) para o clipboard, basta premir simultaneamente a tecla Comando (tecla com o símbolo ) e a tecla "c". Esta acção também é conhecida como combinação de teclas (ou atalho de teclado) Comando+C.


As teclas modificadoras fazem parte de diversas combinações de teclas. Uma tecla modificadora altera o modo como outras combinações de teclas ou cliques do rato são interpretados pelo Mac OS X. As teclas modificadoras incluem: Comando, Controlo, Opção, Shift, Maiúsculas e a tecla fn (Função) (se existir no teclado).


Os símbolos das teclas modificadoras visualizados nos menus do Mac OS X são os seguintes:


 (tecla de Comando) – Em alguns teclados Apple, esta tecla também contém um logótipo da Apple ()

 (tecla Controlo)

 (tecla Opção) – A palavra "Alt" também poderá surgir nesta tecla

 (tecla Shift)

 (Maiúsculas) – Activa/desactiva a tecla Maiúsculas

fn (tecla de função) 


Atalhos de teclado para o arranque


Prima a tecla ou a combinação de teclas até a função prevista ocorrer/surgir (por exemplo, mantenha premida a tecla Opção durante o arranque até surgir o Gestor de Arranque ou a tecla Shift até surgir "Arranque em segurança"). Sugestão: na eventualidade de uma função de arranque não funcionar e utilizar um teclado de terceiros, ligue um teclado Apple e tente novamente.


Tecla ou combinação de teclas Função

Opção Mostrar todos os volumes de arranque (Gestor de Arranque)

Shift Executar o Arranque em segurança (arrancar em Modo de segurança)

C Arrancar a partir de um disco de arranque (DVD, CD)

T Arrancar no modo Disco de destino FireWire

N Arrancar a partir do servidor NetBoot

X Forçar o arranque do Mac OS X (caso existam volumes de arranque que não sejam Mac OS X)

Comando+V Arrancar no Modo verboso

Comando+S Arrancar no Modo de utilizador único


Atalhos de teclado do Finder


Combinação de teclas Função

Comando+A Seleccionar todos os itens da janela frontal do Finder (ou da Secretária, se nenhuma janela estiver aberta)

Opção+Comando+A Anular a selecção de todos os itens

Shift+Comando+A Abrir a pasta Aplicações

Comando+C Copiar o item/texto seleccionado para o clipboard

Shift+Comando+C Abrir a janela Computador

Comando+D Duplicar o item seleccionado

Shift+Comando+D Abrir a pasta Secretária

Comando+E Ejectar

Comando+F Localizar qualquer atributo correspondente do Spotlight

Shift+Comando+F Localizar correspondências de nomes de ficheiros do Spotlight

Opção+Comando+F Navegar para o campo de pesquisa de uma janela do Spotlight já aberta

Shift+Comando+G Ir para pasta

Shift+Comando+H Abrir pasta pessoal da conta de utilizador activa

Comando+I Informações

Opção+Comando+I Mostrar Inspector

Controlo+Comando+I Obter informação resumida

Shift+Comando+I Abrir iDisk

Comando+J Mostrar opções de visualização

Comando+K Ligar ao servidor

Shift+Comando+K Abrir a janela Rede

Comando+L Criar atalho do item seleccionado

Comando+M Minimizar janela

Opção+Comando+M Minimizar todas as janelas

Comando+N Janela do Finder nova

Shift+Comando+N Pasta nova

Opção+Comando+N Pasta inteligente nova

Comando+O Abrir item seleccionado

Shift+Comando+Q Terminar sessão

Opção+Shift+Comando+Q Terminar sessão imediatamente

Comando+R Mostrar original (de atalho)

Comando+T Adicionar à barra lateral

Shift+Comando+T Adicionar aos favoritos

Opção+Comando+T Ocultar/mostrar barra de ferramentas nas janelas do Finder

Shift+Comando+U Abrir a pasta Utilitários

Comando+V Colar

Comando+W Fechar janela

Opção+Comando+W Fechar todas as janelas

Comando+X Cortar

Opção+Comando+Y Diaporama (Mac OS X 10.5 ou posterior)

Comando+Z Anular/Repetir

Comando+1 Ver como ícone

Comando+2 Ver como lista

Comando+3 Ver como colunas

Comando+4 Ver como Cover Flow (Mac OS X 10.5 ou posterior)

Comando+, (Comando e a tecla de vírgula) Abrir as preferências do Finder

Comando+` (tecla de acento grave - por cima da tecla Tab num teclado com disposição das teclas em inglês dos EUA) Alternar entre as janelas abertas do Finder

Comando+Shift+? Abrir a Ajuda do Mac

Opção+Shift+Comando+Esc (mantenha premida esta combinação de teclas durante três segundos) – apenas no Mac OS X v10.5, v10.6 ou posterior Forçar saída da aplicação que se encontra em primeiro plano

Comando+[ Anterior

Comando+] Seguinte

Comando+Seta para cima Abrir pasta incluída

Controlo+Comando+Seta para cima Abrir pasta incluída numa nova janela

Comando+Seta para baixo Abrir item realçado

Comando+Tab Mudar de aplicação – para a frente

Shift+Comando+Tab Mudar de aplicação – para trás

Comando+Apagar Mover para o Lixo

Shift+Comando+Apagar Esvaziar o Lixo

Opção+Shift+Comando+Apagar Esvaziar o Lixo sem caixa de diálogo de confirmação

Barra de espaços (ou Comando+Y) Vista Rápida (Mac OS X 10.5 ou posterior)

Tecla Comando e arrasto simultâneo Mover item arrastado para outro volume/local (o ícone do ponteiro muda quando a tecla é premida – consulte este artigo)

Tecla Opção e arrasto simultâneo Copiar item arrastado (o ícone do ponteiro muda quando a tecla é premida – consulte este artigo)

Combinação de teclas Opção+Comando e arrasto simultâneo Criar atalho do item arrastado (o ícone do ponteiro muda quando a tecla é premida – consulte este artigo)

 


Aplicação e outros comandos de teclado do Mac OS X  


Nota: Algumas aplicações poderão não suportar todas as combinações de teclas abaixo indicadas.


Combinação de teclas Função

Comando+Barra de espaços Mostrar ou ocultar o campo de pesquisa do Spotlight (se estiverem instalados vários idiomas, poderá rodar entre os sistemas de script activos)

Controlo+A Mover para o princípio da linha/parágrafo

Controlo+B Mover um carácter para trás

Controlo+D Apagar um carácter à frente do cursor

Controlo+E Mover para o final da linha/parágrafo

Controlo+F Mover um carácter para a frente

Controlo+H Apagar o carácter atrás do cursor

Controlo+K Apagar desde o carácter em frente ao cursor até ao fim da linha/parágrafo

Controlo+L Centrar o cursor/selecção na área visível

Controlo+N Deslocar uma linha para baixo

Controlo+O Inserir uma nova linha a seguir ao cursor

Controlo+P Deslocar uma linha para cima

Controlo+T Transpor o carácter atrás do cursor e o carácter à frente do cursor

Controlo+V Deslocar uma página para baixo

Opção+Apagar Apagar a palavra que estiver à esquerda do cursor, assim como eventuais espaços ou pontuação após a palavra

Opção+Comando+Barra de espaços Mostrar a janela dos resultados da pesquisa do Spotlight (se estiverem instalados vários idiomas, poderá rodar entre as disposições de teclas e métodos de entrada dentro de um script)

Comando+Tab Avançar para a aplicação seguinte utilizada mais recentemente numa lista de aplicações em execução

Shift+Comando+Tab Recuar através de uma lista de aplicações em execução (ordenadas pela sua utilização recente)

Shift+Tab Navegar pelos comandos numa direcção inversa

Controlo+Tab Mover foco para o grupo de comandos seguinte numa caixa de diálogo ou para a tabela seguinte (quando Tab passa para a célula seguinte)

Shift+Controlo+Tab Mover foco para o grupo de comandos anterior

Comando+Esc Abrir o Front Row (se instalado)

Opção+Ejectar Ejectar a partir da unidade óptica secundária (se instalada)

Controlo+Ejectar Mostrar caixa de diálogo de encerramento

Opção+Comando+Ejectar Colocar o computador em pausa

Controlo+Comando+Ejectar Sair de todas as aplicações (após a recomendação para guardar as alterações feitas nos documentos abertos) e reiniciar o computador

Controlo+Opção+Comando+Ejectar Sair de todas as aplicações (após a recomendação para guardar as alterações feitas nos documentos abertos) e encerrar o computador

fn+Apagar Apagar para a frente (nos teclados incorporados dos Mac portáteis)

Controlo+F1 Activar/desactivar acesso ao teclado completo

Controlo+F2 Mover foco para a barra de menus

Controlo+F3 Mover foco para a Dock

Controlo+F4 Mover foco para a janela activa (ou seguinte)

Shift+Controlo+F4 Mover foco para a janela activa anterior

Controlo+F5 Mover foco para a barra de ferramentas

Controlo+F6 Mover foco para o primeiro painel ou para o painel seguinte

Shift+Controlo+F6 Mover foco para o painel anterior

Controlo+F7 Ignorar temporariamente o modo actual de acesso ao teclado nas janelas e caixas de diálogo

F9 Activar/desactivar a visualização em mosaico de todas as janelas abertas

F10 Activar/desactivar a visualização em mosaico de todas as janelas abertas na aplicação activa

F11 Ocultar/mostrar todas as janelas abertas

F12 Ocultar/mostrar o Dashboard

Comando+` Activar a janela aberta seguinte na aplicação em primeiro plano

Shift+Comando+` Activar a janela aberta anterior na aplicação em primeiro plano

Opção+Comando+` Mover foco para o separador da janela

Comando+- (menos) Diminuir tamanho do item seleccionado

Comando+{ Alinhar selecção à esquerda

Comando+} Alinhar selecção à direita

Comando+| Centrar selecção

Comando+: Mostrar a janela Ortografia

Comando+; Procurar erros ortográficos no documento

Comando+, Abrir a janela de preferências da aplicação activa (caso este atalho de teclado seja suportado)

Opção+Controlo+Comando+, Diminuir contraste do monitor

Opção+Controlo+Comando+. Aumentar contraste do monitor

Comando+? Abrir a ajuda da aplicação no Visualizador da Ajuda

Opção+Comando+/ Activar/desactivar a suavização do tipo de letra

Shift+Comando+= Aumentar tamanho do item seleccionado

Shift+Comando+3 Capturar ecrã para um ficheiro

Shift+Controlo+Comando+3 Capturar ecrã para o clipboard

Shift+Comando+4 Capturar selecção para um ficheiro

Shift+Controlo+Comando+4 Capturar selecção para o clipboard

Comando+A Realçar todos os itens num documento ou janela ou todos os caracteres num campo de texto

Comando+B Colocar o texto seleccionado em negrito ou activar/desactivar texto em negrito

Comando+C Copiar os dados seleccionados para o clipboard

Shift+Comando+C Mostrar a janela Cores

Opção+Comando+C Copiar estilo do texto seleccionado

Controlo+Comando+C Copiar as definições de formatação do item seleccionado e colocá-las no clipboard

Opção+Comando+D Mostrar/ocultar a Dock

Comando+Controlo+D Apresentar a definição da palavra seleccionada na aplicação Dicionário

Comando+D Selecciona a pasta de Secretária nas caixas de diálogo Abrir e Guardar

Selecciona "Não guardar" nas caixas de diálogo que contêm um botão Não guardar, no Mac OS X v10.6.8 e anteriores

Comando+Apagar Seleccione "Não guardar" em caixas de diálogo que contêm um botão Não guardar, no OS X Lion

Comando+E Utilizar a selecção para efectuar uma procura

Comando+F Abrir a janela Procurar

Opção+Comando+F Mover para o comando do campo de pesquisa

Comando+G Localizar a ocorrência seguinte da selecção

Shift+Comando+G Localizar a ocorrência anterior da selecção

Comando+H Ocultar as janelas da aplicação activa

Opção+Comando+H Ocultar as janelas de todas as restantes aplicações activas

Comando+I Colocar o texto seleccionado em itálico ou activar/desactivar texto em itálico

Opção+Comando+I Mostrar a janela Inspector

Comando+J Ir para selecção

Comando+M Minimizar a janela activa para a Dock

Opção+Comando+M Minimizar todas as janelas da aplicação activa para a Dock

Comando+N Criar um documento novo na aplicação em primeiro plano

Comando+O Mostrar caixa de diálogo para seleccionar um documento a abrir na aplicação em primeiro plano

Comando+P Mostrar a caixa de diálogo Imprimir

Shift+Comando+P Mostrar caixa de diálogo para a especificação dos parâmetros de impressão (Configurar página)

Comando+Q Sair da aplicação em primeiro plano

Comando+S Guardar o documento activo

Shift+Comando+S Mostrar a caixa de diálogo Guardar como

Comando+T Mostrar a janela Tipos de letra

Opção+Comando+T Mostrar/ocultar barra de ferramentas

Comando+U Sublinhar o texto seleccionado ou activar/desactivar o sublinhado

Comando+V Colar os conteúdos do clipboard no ponto de inserção

Opção+Comando+V Aplicar o estilo de um objecto no objecto seleccionado (Colar estilo)

Opção+Shift+Comando+V Aplicar o estilo do texto adjacente no objecto inserido (Colar e manter estilo)

Controlo+Comando+V Aplicar as definições de formatação no objecto seleccionado (comando Colar régua)

Comando+W Fechar a janela em primeiro plano

Shift+Comando+W Fechar ficheiro e janelas associadas

Opção+Comando+W Fechar todas as janelas na aplicação sem sair da mesma

Comando+X Remover a selecção e armazená-la no clipboard

Comando+Z Anular comando anterior (algumas aplicações permitem várias anulações)

Shift+Comando+Z Repetir comando anterior (algumas aplicações permitem várias repetições)

Controlo+Seta para a direita Mover foco para outro valor ou célula dentro de um campo de visão, como uma tabela

Controlo+Seta para a esquerda Mover foco para outro valor ou célula dentro de um campo de visão, como uma tabela

Controlo+Seta para baixo Mover foco para outro valor ou célula dentro de um campo de visão, como uma tabela

Controlo+Seta para cima Mover foco para outro valor ou célula dentro de um campo de visão, como uma tabela

Comando+Seta para a direita Mover o ponto de inserção de texto para o final da linha actual

Comando+Seta para a esquerda Mover o ponto de inserção de texto para o início da linha actual

Comando+Seta para baixo Mover o ponto de inserção de texto para o final do documento

Comando+Seta para cima Mover o ponto de inserção de texto para o início do documento

Shift+Comando+Seta para a direita


Seleccionar o texto entre o ponto de inserção e o final da linha actual (*)

Shift+Comando+Seta para a esquerda Seleccionar o texto entre o ponto de inserção e o início da linha actual (*)

Shift+Seta para a direita Estender a selecção de texto um carácter para a direita (*)

Shift+Seta para a esquerda Estender a selecção de texto um carácter para a esquerda (*)

Shift+Comando+Seta para cima Seleccionar o texto entre o ponto de inserção e o início do documento (*)

Shift+Comando+Seta para baixo Seleccionar o texto entre o ponto de inserção e o fim do documento (*)

Shift+Seta para cima Estender a selecção de texto para a linha acima, até ao limite do carácter mais próximo na mesma localização horizontal (*)

Shift+Seta para baixo Estender a selecção de texto para a linha abaixo, até ao limite do carácter mais próximo na mesma localização horizontal (*)

Shift+Opção+Seta para a direita Estender a selecção de texto até ao fim da palavra actual e, se premido novamente, até ao fim da palavra seguinte (*)

Shift+Opção+Seta para a esquerda Estender a selecção de texto até ao início da palavra actual e, se premido novamente, até ao início da palavra seguinte (*)

Shift+Opção+Seta para baixo Estender a selecção de texto até ao fim do parágrafo actual e, se premido novamente, até ao fim do parágrafo seguinte (*)

Shift+Opção+Seta para cima Estender a selecção de texto até ao início do parágrafo actual e, se premido novamente, até ao início do parágrafo seguinte (*)

Controlo+Barra de espaços Alternar entre as fontes de entrada actual e anterior

Opção+Controlo+Barra de espaços Alternar entre todas as fontes de entrada activas

Opção+Comando+Esc Forçar saída

(*) Nota: Se nenhum texto estiver seleccionado, a extensão começa a partir do ponto de inserção. Se o texto for seleccionado por arrastamento, a extensão começa a partir do limite da selecção. A inversão do sentido da selecção anula a unidade adequada.



Acesso Universal – Comandos de teclado do VoiceOver


Para obter informações sobre as diferenças de combinação de teclas do VoiceOver no Mac OS X v10.6, consulte este artigo.


Combinação de teclas Função

Comando+F5 ou

fn+Comando+F5 Activar/desactivar VoiceOver

Controlo+Opção+F8 ou

fn+Controlo+Opção+F8 Abrir o utilitário VoiceOver

Controlo+Opção+F7 ou

fn+Controlo+Opção+F7 Mostrar menu do VoiceOver

Controlo+Opção+;

ou fn+Controlo+Opção+; Activar/desactivar protecção do VoiceOver por Controlo+Opção

Opção+Comando+8 ou

fn+Comando+F11 Activar Zoom

Opção+Comando++ (mais) Ampliar

Opção+Comando+- (menos) Reduzir

Opção+Controlo+Comando+8 Inverter/reverter as cores do monitor

Controlo+Opção+Comando+, Diminuir contraste

Controlo+Opção+Comando+. Aumentar contraste

Nota: Para o utilitário VoiceOver e o seu menu poderem funcionar, poderá ter de activar "Utilizar todas as teclas F1, F2, etc. como teclas de função padrão" nas preferências de Teclado.



Acesso Universal – Teclas do rato


Se a funcionalidade Teclas do rato for activada nas preferências do Acesso Universal, o ponteiro do rato poderá ser deslocado através do teclado ou das teclas do teclado numérico. Se o computador não possuir um teclado numérico, utilize a tecla Fn (função).


Combinação de teclas Função

8 Para cima

2 Para baixo

4 Para a esquerda

6 Para a direita

1 Na diagonal descendente para a esquerda

3 Na diagonal descendente para a direita

7 Na diagonal ascendente para a esquerda

9 Na diagonal ascendente para a direita

5 Premir botão do rato

0 Manter o botão do rato premido

. (ponto final no teclado numérico) Libertar o botão do rato

Consulte também: Atalhos das "Teclas do rato".


Informações adicionais

Avançado: este artigo refere-se às atribuições predefinidas das teclas modificadoras. As atribuições das teclas modificadoras podem ser alteradas no painel de preferências do Teclado e Rato das Preferências do Sistema. Por exemplo, a tecla Comando pode ser modificada para actuar como tecla Opção e vice-versa. Pode também repor as definições predefinidas das teclas modificadoras.Resumo

Conheça os atalhos de teclado comuns do Mac OS X. Um atalho de teclado é um modo de executar uma função no Mac OS X premindo uma combinação de teclas no teclado.


Produtos afectados

Mac OS X 10.0, Mac OS X 10.3, Mac OS X 10.2, Mac OS X 10.1, Mac OS X 10.4, Mac OS X 10.6, Mac OS X 10.5, OS X Lion

Para utilizar um atalho de teclado ou uma combinação de teclas, é necessário premir uma tecla modificadora com uma tecla de carácter. Por exemplo, para copiar eventuais conteúdos seleccionados (texto, gráficos, etc.) para o clipboard, basta premir simultaneamente a tecla Comando (tecla com o símbolo ) e a tecla "c". Esta acção também é conhecida como combinação de teclas (ou atalho de teclado) Comando+C.


As teclas modificadoras fazem parte de diversas combinações de teclas. Uma tecla modificadora altera o modo como outras combinações de teclas ou cliques do rato são interpretados pelo Mac OS X. As teclas modificadoras incluem: Comando, Controlo, Opção, Shift, Maiúsculas e a tecla fn (Função) (se existir no teclado).


Os símbolos das teclas modificadoras visualizados nos menus do Mac OS X são os seguintes:


 (tecla de Comando) – Em alguns teclados Apple, esta tecla também contém um logótipo da Apple ()

 (tecla Controlo)

 (tecla Opção) – A palavra "Alt" também poderá surgir nesta tecla

 (tecla Shift)

 (Maiúsculas) – Activa/desactiva a tecla Maiúsculas

fn (tecla de função) 


Atalhos de teclado para o arranque


Prima a tecla ou a combinação de teclas até a função prevista ocorrer/surgir (por exemplo, mantenha premida a tecla Opção durante o arranque até surgir o Gestor de Arranque ou a tecla Shift até surgir "Arranque em segurança"). Sugestão: na eventualidade de uma função de arranque não funcionar e utilizar um teclado de terceiros, ligue um teclado Apple e tente novamente.


Tecla ou combinação de teclas Função

Opção Mostrar todos os volumes de arranque (Gestor de Arranque)

Shift Executar o Arranque em segurança (arrancar em Modo de segurança)

C Arrancar a partir de um disco de arranque (DVD, CD)

T Arrancar no modo Disco de destino FireWire

N Arrancar a partir do servidor NetBoot

X Forçar o arranque do Mac OS X (caso existam volumes de arranque que não sejam Mac OS X)

Comando+V Arrancar no Modo verboso

Comando+S Arrancar no Modo de utilizador único


Atalhos de teclado do Finder


Combinação de teclas Função

Comando+A Seleccionar todos os itens da janela frontal do Finder (ou da Secretária, se nenhuma janela estiver aberta)

Opção+Comando+A Anular a selecção de todos os itens

Shift+Comando+A Abrir a pasta Aplicações

Comando+C Copiar o item/texto seleccionado para o clipboard

Shift+Comando+C Abrir a janela Computador

Comando+D Duplicar o item seleccionado

Shift+Comando+D Abrir a pasta Secretária

Comando+E Ejectar

Comando+F Localizar qualquer atributo correspondente do Spotlight

Shift+Comando+F Localizar correspondências de nomes de ficheiros do Spotlight

Opção+Comando+F Navegar para o campo de pesquisa de uma janela do Spotlight já aberta

Shift+Comando+G Ir para pasta

Shift+Comando+H Abrir pasta pessoal da conta de utilizador activa

Comando+I Informações

Opção+Comando+I Mostrar Inspector

Controlo+Comando+I Obter informação resumida

Shift+Comando+I Abrir iDisk

Comando+J Mostrar opções de visualização

Comando+K Ligar ao servidor

Shift+Comando+K Abrir a janela Rede

Comando+L Criar atalho do item seleccionado

Comando+M Minimizar janela

Opção+Comando+M Minimizar todas as janelas

Comando+N Janela do Finder nova

Shift+Comando+N Pasta nova

Opção+Comando+N Pasta inteligente nova

Comando+O Abrir item seleccionado

Shift+Comando+Q Terminar sessão

Opção+Shift+Comando+Q Terminar sessão imediatamente

Comando+R Mostrar original (de atalho)

Comando+T Adicionar à barra lateral

Shift+Comando+T Adicionar aos favoritos

Opção+Comando+T Ocultar/mostrar barra de ferramentas nas janelas do Finder

Shift+Comando+U Abrir a pasta Utilitários

Comando+V Colar

Comando+W Fechar janela

Opção+Comando+W Fechar todas as janelas

Comando+X Cortar

Opção+Comando+Y Diaporama (Mac OS X 10.5 ou posterior)

Comando+Z Anular/Repetir

Comando+1 Ver como ícone

Comando+2 Ver como lista

Comando+3 Ver como colunas

Comando+4 Ver como Cover Flow (Mac OS X 10.5 ou posterior)

Comando+, (Comando e a tecla de vírgula) Abrir as preferências do Finder

Comando+` (tecla de acento grave - por cima da tecla Tab num teclado com disposição das teclas em inglês dos EUA) Alternar entre as janelas abertas do Finder

Comando+Shift+? Abrir a Ajuda do Mac

Opção+Shift+Comando+Esc (mantenha premida esta combinação de teclas durante três segundos) – apenas no Mac OS X v10.5, v10.6 ou posterior Forçar saída da aplicação que se encontra em primeiro plano

Comando+[ Anterior

Comando+] Seguinte

Comando+Seta para cima Abrir pasta incluída

Controlo+Comando+Seta para cima Abrir pasta incluída numa nova janela

Comando+Seta para baixo Abrir item realçado

Comando+Tab Mudar de aplicação – para a frente

Shift+Comando+Tab Mudar de aplicação – para trás

Comando+Apagar Mover para o Lixo

Shift+Comando+Apagar Esvaziar o Lixo

Opção+Shift+Comando+Apagar Esvaziar o Lixo sem caixa de diálogo de confirmação

Barra de espaços (ou Comando+Y) Vista Rápida (Mac OS X 10.5 ou posterior)

Tecla Comando e arrasto simultâneo Mover item arrastado para outro volume/local (o ícone do ponteiro muda quando a tecla é premida – consulte este artigo)

Tecla Opção e arrasto simultâneo Copiar item arrastado (o ícone do ponteiro muda quando a tecla é premida – consulte este artigo)

Combinação de teclas Opção+Comando e arrasto simultâneo Criar atalho do item arrastado (o ícone do ponteiro muda quando a tecla é premida – consulte este artigo)

 


Aplicação e outros comandos de teclado do Mac OS X  


Nota: Algumas aplicações poderão não suportar todas as combinações de teclas abaixo indicadas.


Combinação de teclas Função

Comando+Barra de espaços Mostrar ou ocultar o campo de pesquisa do Spotlight (se estiverem instalados vários idiomas, poderá rodar entre os sistemas de script activos)

Controlo+A Mover para o princípio da linha/parágrafo

Controlo+B Mover um carácter para trás

Controlo+D Apagar um carácter à frente do cursor

Controlo+E Mover para o final da linha/parágrafo

Controlo+F Mover um carácter para a frente

Controlo+H Apagar o carácter atrás do cursor

Controlo+K Apagar desde o carácter em frente ao cursor até ao fim da linha/parágrafo

Controlo+L Centrar o cursor/selecção na área visível

Controlo+N Deslocar uma linha para baixo

Controlo+O Inserir uma nova linha a seguir ao cursor

Controlo+P Deslocar uma linha para cima

Controlo+T Transpor o carácter atrás do cursor e o carácter à frente do cursor

Controlo+V Deslocar uma página para baixo

Opção+Apagar Apagar a palavra que estiver à esquerda do cursor, assim como eventuais espaços ou pontuação após a palavra

Opção+Comando+Barra de espaços Mostrar a janela dos resultados da pesquisa do Spotlight (se estiverem instalados vários idiomas, poderá rodar entre as disposições de teclas e métodos de entrada dentro de um script)

Comando+Tab Avançar para a aplicação seguinte utilizada mais recentemente numa lista de aplicações em execução

Shift+Comando+Tab Recuar através de uma lista de aplicações em execução (ordenadas pela sua utilização recente)

Shift+Tab Navegar pelos comandos numa direcção inversa

Controlo+Tab Mover foco para o grupo de comandos seguinte numa caixa de diálogo ou para a tabela seguinte (quando Tab passa para a célula seguinte)

Shift+Controlo+Tab Mover foco para o grupo de comandos anterior

Comando+Esc Abrir o Front Row (se instalado)

Opção+Ejectar Ejectar a partir da unidade óptica secundária (se instalada)

Controlo+Ejectar Mostrar caixa de diálogo de encerramento

Opção+Comando+Ejectar Colocar o computador em pausa

Controlo+Comando+Ejectar Sair de todas as aplicações (após a recomendação para guardar as alterações feitas nos documentos abertos) e reiniciar o computador

Controlo+Opção+Comando+Ejectar Sair de todas as aplicações (após a recomendação para guardar as alterações feitas nos documentos abertos) e encerrar o computador

fn+Apagar Apagar para a frente (nos teclados incorporados dos Mac portáteis)

Controlo+F1 Activar/desactivar acesso ao teclado completo

Controlo+F2 Mover foco para a barra de menus

Controlo+F3 Mover foco para a Dock

Controlo+F4 Mover foco para a janela activa (ou seguinte)

Shift+Controlo+F4 Mover foco para a janela activa anterior

Controlo+F5 Mover foco para a barra de ferramentas

Controlo+F6 Mover foco para o primeiro painel ou para o painel seguinte

Shift+Controlo+F6 Mover foco para o painel anterior

Controlo+F7 Ignorar temporariamente o modo actual de acesso ao teclado nas janelas e caixas de diálogo

F9 Activar/desactivar a visualização em mosaico de todas as janelas abertas

F10 Activar/desactivar a visualização em mosaico de todas as janelas abertas na aplicação activa

F11 Ocultar/mostrar todas as janelas abertas

F12 Ocultar/mostrar o Dashboard

Comando+` Activar a janela aberta seguinte na aplicação em primeiro plano

Shift+Comando+` Activar a janela aberta anterior na aplicação em primeiro plano

Opção+Comando+` Mover foco para o separador da janela

Comando+- (menos) Diminuir tamanho do item seleccionado

Comando+{ Alinhar selecção à esquerda

Comando+} Alinhar selecção à direita

Comando+| Centrar selecção

Comando+: Mostrar a janela Ortografia

Comando+; Procurar erros ortográficos no documento

Comando+, Abrir a janela de preferências da aplicação activa (caso este atalho de teclado seja suportado)

Opção+Controlo+Comando+, Diminuir contraste do monitor

Opção+Controlo+Comando+. Aumentar contraste do monitor

Comando+? Abrir a ajuda da aplicação no Visualizador da Ajuda

Opção+Comando+/ Activar/desactivar a suavização do tipo de letra

Shift+Comando+= Aumentar tamanho do item seleccionado

Shift+Comando+3 Capturar ecrã para um ficheiro

Shift+Controlo+Comando+3 Capturar ecrã para o clipboard

Shift+Comando+4 Capturar selecção para um ficheiro

Shift+Controlo+Comando+4 Capturar selecção para o clipboard

Comando+A Realçar todos os itens num documento ou janela ou todos os caracteres num campo de texto

Comando+B Colocar o texto seleccionado em negrito ou activar/desactivar texto em negrito

Comando+C Copiar os dados seleccionados para o clipboard

Shift+Comando+C Mostrar a janela Cores

Opção+Comando+C Copiar estilo do texto seleccionado

Controlo+Comando+C Copiar as definições de formatação do item seleccionado e colocá-las no clipboard

Opção+Comando+D Mostrar/ocultar a Dock

Comando+Controlo+D Apresentar a definição da palavra seleccionada na aplicação Dicionário

Comando+D Selecciona a pasta de Secretária nas caixas de diálogo Abrir e Guardar

Selecciona "Não guardar" nas caixas de diálogo que contêm um botão Não guardar, no Mac OS X v10.6.8 e anteriores

Comando+Apagar Seleccione "Não guardar" em caixas de diálogo que contêm um botão Não guardar, no OS X Lion

Comando+E Utilizar a selecção para efectuar uma procura

Comando+F Abrir a janela Procurar

Opção+Comando+F Mover para o comando do campo de pesquisa

Comando+G Localizar a ocorrência seguinte da selecção

Shift+Comando+G Localizar a ocorrência anterior da selecção

Comando+H Ocultar as janelas da aplicação activa

Opção+Comando+H Ocultar as janelas de todas as restantes aplicações activas

Comando+I Colocar o texto seleccionado em itálico ou activar/desactivar texto em itálico

Opção+Comando+I Mostrar a janela Inspector

Comando+J Ir para selecção

Comando+M Minimizar a janela activa para a Dock

Opção+Comando+M Minimizar todas as janelas da aplicação activa para a Dock

Comando+N Criar um documento novo na aplicação em primeiro plano

Comando+O Mostrar caixa de diálogo para seleccionar um documento a abrir na aplicação em primeiro plano

Comando+P Mostrar a caixa de diálogo Imprimir

Shift+Comando+P Mostrar caixa de diálogo para a especificação dos parâmetros de impressão (Configurar página)

Comando+Q Sair da aplicação em primeiro plano

Comando+S Guardar o documento activo

Shift+Comando+S Mostrar a caixa de diálogo Guardar como

Comando+T Mostrar a janela Tipos de letra

Opção+Comando+T Mostrar/ocultar barra de ferramentas

Comando+U Sublinhar o texto seleccionado ou activar/desactivar o sublinhado

Comando+V Colar os conteúdos do clipboard no ponto de inserção

Opção+Comando+V Aplicar o estilo de um objecto no objecto seleccionado (Colar estilo)

Opção+Shift+Comando+V Aplicar o estilo do texto adjacente no objecto inserido (Colar e manter estilo)

Controlo+Comando+V Aplicar as definições de formatação no objecto seleccionado (comando Colar régua)

Comando+W Fechar a janela em primeiro plano

Shift+Comando+W Fechar ficheiro e janelas associadas

Opção+Comando+W Fechar todas as janelas na aplicação sem sair da mesma

Comando+X Remover a selecção e armazená-la no clipboard

Comando+Z Anular comando anterior (algumas aplicações permitem várias anulações)

Shift+Comando+Z Repetir comando anterior (algumas aplicações permitem várias repetições)

Controlo+Seta para a direita Mover foco para outro valor ou célula dentro de um campo de visão, como uma tabela

Controlo+Seta para a esquerda Mover foco para outro valor ou célula dentro de um campo de visão, como uma tabela

Controlo+Seta para baixo Mover foco para outro valor ou célula dentro de um campo de visão, como uma tabela

Controlo+Seta para cima Mover foco para outro valor ou célula dentro de um campo de visão, como uma tabela

Comando+Seta para a direita Mover o ponto de inserção de texto para o final da linha actual

Comando+Seta para a esquerda Mover o ponto de inserção de texto para o início da linha actual

Comando+Seta para baixo Mover o ponto de inserção de texto para o final do documento

Comando+Seta para cima Mover o ponto de inserção de texto para o início do documento

Shift+Comando+Seta para a direita


Seleccionar o texto entre o ponto de inserção e o final da linha actual (*)

Shift+Comando+Seta para a esquerda Seleccionar o texto entre o ponto de inserção e o início da linha actual (*)

Shift+Seta para a direita Estender a selecção de texto um carácter para a direita (*)

Shift+Seta para a esquerda Estender a selecção de texto um carácter para a esquerda (*)

Shift+Comando+Seta para cima Seleccionar o texto entre o ponto de inserção e o início do documento (*)

Shift+Comando+Seta para baixo Seleccionar o texto entre o ponto de inserção e o fim do documento (*)

Shift+Seta para cima Estender a selecção de texto para a linha acima, até ao limite do carácter mais próximo na mesma localização horizontal (*)

Shift+Seta para baixo Estender a selecção de texto para a linha abaixo, até ao limite do carácter mais próximo na mesma localização horizontal (*)

Shift+Opção+Seta para a direita Estender a selecção de texto até ao fim da palavra actual e, se premido novamente, até ao fim da palavra seguinte (*)

Shift+Opção+Seta para a esquerda Estender a selecção de texto até ao início da palavra actual e, se premido novamente, até ao início da palavra seguinte (*)

Shift+Opção+Seta para baixo Estender a selecção de texto até ao fim do parágrafo actual e, se premido novamente, até ao fim do parágrafo seguinte (*)

Shift+Opção+Seta para cima Estender a selecção de texto até ao início do parágrafo actual e, se premido novamente, até ao início do parágrafo seguinte (*)

Controlo+Barra de espaços Alternar entre as fontes de entrada actual e anterior

Opção+Controlo+Barra de espaços Alternar entre todas as fontes de entrada activas

Opção+Comando+Esc Forçar saída

(*) Nota: Se nenhum texto estiver seleccionado, a extensão começa a partir do ponto de inserção. Se o texto for seleccionado por arrastamento, a extensão começa a partir do limite da selecção. A inversão do sentido da selecção anula a unidade adequada.



Acesso Universal – Comandos de teclado do VoiceOver


Para obter informações sobre as diferenças de combinação de teclas do VoiceOver no Mac OS X v10.6, consulte este artigo.


Combinação de teclas Função

Comando+F5 ou

fn+Comando+F5 Activar/desactivar VoiceOver

Controlo+Opção+F8 ou

fn+Controlo+Opção+F8 Abrir o utilitário VoiceOver

Controlo+Opção+F7 ou

fn+Controlo+Opção+F7 Mostrar menu do VoiceOver

Controlo+Opção+;

ou fn+Controlo+Opção+; Activar/desactivar protecção do VoiceOver por Controlo+Opção

Opção+Comando+8 ou

fn+Comando+F11 Activar Zoom

Opção+Comando++ (mais) Ampliar

Opção+Comando+- (menos) Reduzir

Opção+Controlo+Comando+8 Inverter/reverter as cores do monitor

Controlo+Opção+Comando+, Diminuir contraste

Controlo+Opção+Comando+. Aumentar contraste

Nota: Para o utilitário VoiceOver e o seu menu poderem funcionar, poderá ter de activar "Utilizar todas as teclas F1, F2, etc. como teclas de função padrão" nas preferências de Teclado.



Acesso Universal – Teclas do rato


Se a funcionalidade Teclas do rato for activada nas preferências do Acesso Universal, o ponteiro do rato poderá ser deslocado através do teclado ou das teclas do teclado numérico. Se o computador não possuir um teclado numérico, utilize a tecla Fn (função).


Combinação de teclas Função

8 Para cima

2 Para baixo

4 Para a esquerda

6 Para a direita

1 Na diagonal descendente para a esquerda

3 Na diagonal descendente para a direita

7 Na diagonal ascendente para a esquerda

9 Na diagonal ascendente para a direita

5 Premir botão do rato

0 Manter o botão do rato premido

. (ponto final no teclado numérico) Libertar o botão do rato

Consulte também: Atalhos das "Teclas do rato".


Informações adicionais

Avançado: este artigo refere-se às atribuições predefinidas das teclas modificadoras. As atribuições das teclas modificadoras podem ser alteradas no painel de preferências do Teclado e Rato das Preferências do Sistema. Por exemplo, a tecla Comando pode ser modificada para actuar como tecla Opção e vice-versa. Pode também repor as definições predefinidas das teclas modificadoras.